XVII Plenária Nacional: expositores pedem união dos trabalhadores contra o capital

Compartilhe

A coordenadora Débora Melo Mansur, durante apresentacao de suas teses (Foto: Janaina Rochido)

Na manhã deste sábado, 5 de maio, a apresentação das teses gerais e específicas foi a principal atividade na programação da XVII Plenária Nacional da Fenajufe, que está sendo realizada em São Luís, no Maranhão, e vai até o domingo, dia 6. Após a leitura e votação do regimento interno da Plenária, foi feito um sorteio pela mesa composta pelos coordenadores da Fenajufe Joaquim Castrillon e Denis Lopes de Souza, e José de Ribamar Silva, coordenador do Sindjuf-PA-AP e delegados de vários estados se revezaram ao microfone para defender seus textos.

As teses estavam divididas entre Gerais e Específicas. Entre as Teses Gerais, um ponto era sempre comum: a necessidade de organização dos trabalhadores para enfrentar as ameaças do capital e os ataques do governo. Os expositores também abordaram nas teses o combate ao congelamento salarial proposto pelo governo de Dilma Rousseff e também o combate ao machismo, violência contra a mulher e discriminação de minorias.

As Teses Específicas traziam temas mais diversos, como a luta contra a terceirização, a Dívida Pública e até o projeto de lei 2199/2011, que altera a remuneração do servidores do Ministério Público da União para o subsídio. A coordenadora de Relações de Trabalho e Saúde do SITRAEMG, Débora Melo Mansur, apresentou duas teses dentro desta categoria: “O Judiciário brasileiro e a crise no ´primeiro mundo´”e “Plano de Cargos e Salários: quais as trilhas queremos seguir?” – veja matéria específica neste link.

Janaina Rochido – de São Luís, MA

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags