SITRAEMG participa de reunião do PRUNART – Programa universitário de apoio às entidades que atuam no campo trabalhista

Compartilhe

Os coordenadores do SITRAEMG Débora Melo Mansur e José Francisco Rodrigues participaram, na última quinta-feira, da reunião de apresentação do PRUNART-UFMG – Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça da Faculdade de Direito da UFMG. Dentre os coordenadores do programa está o professor e juiz do Trabalho, Antônio Gomes de Vasconcelos, as professoras Marcela Furtado e Marisa Barbato, e representando o corpo discente, Sarah Campos, advogada sindical e mestranda pela UFMG.  Representando o Café Sindical, Junto com os coordenadores do SITRAEMG, a reunião contou com a presença de Fernando Leite e o advogado Thiago de Azevedo Camargo, do Sindireceita.

De acordo com os organizadores, o PRUNART é um programa de apoio universitário às entidades que atuam no campo trabalhista através de ações conjuntas que envolvem os sindicatos, a universidade e entidades de classe representantes dos trabalhadores e das empresas, instituições representativas dos operadores do direito, em especial a Justiça do Trabalho, Subdelegacias do Ministério do Trabalho e Subseções da OAB.  Na oportunidade, os representantes de vários sindicatos presentes foram convidados a aderirem ao Programa que, em breve, já terá o Ministério Público Estadual, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Justiça Trabalhista (TRT-MG), como conveniados.

De acordo com o professor Antônio Gomes os diálogos feitos dentro do Programa são tratados com total imparcialidade na causa dos trabalhadores com vistas a minimizar os conflitos no âmbito do trabalho. Segundo ele, a participação do conveniado ao Programa se dará em ciclos de atividades administrativo-acadêmicos da seguinte forma: uma grande reunião (Brainstorming) interinstitucional de diagnóstico da realidade, que visa trazer o conhecimento da realidade diária do trabalho; colóquios interinstitucionais; reunião do grupo transdisciplinar e interinstitucional – altos estudos; mesas redondas; comunicação e mostra de trabalhos científicos; e Semana Trabalho e Cidadania (grande evento com participação e discussão do conveniado).   Segundo o professor, várias pesquisas sobre “terceirização” e “adoecimento” já vem sendo realizadas pelo Programa.

Necessidade de união

Segundo Marcela Furtado, os coordenadores do Programa sentem duas grandes “angústias”: uma porque a Universidade possui muitos saberes, porém, muitas das vezes, estes se tornam fechados, apenas naquele universo, ficando assim, alheios às necessidades da sociedade.  A outra angústia se refere ao sistema Judiciário que, em sua opinião, tem sofrido uma estagnação. “Às vezes com boa intenção (o Judiciário), porém, sem saber como fazer”, completou, dizendo que a universidade e a sociedade necessitam de um diálogo mais aberto entre elas. “Uma abertura do nosso olhar para a necessidade da sociedade e discutir coisas mais eficientes para ambos os lados”, finalizou.

Sindicatos presentes

Além do SITRAEMG, professores e alunos da área de direito, estiveram na reunião de ontem representantes dos seguintes sindicatos: Sinpro-MG, Sindimetro-MG, Serjusmig; Sindireceita, Sinfaz, Fenafisco, Sinpúblico-MG, Sitramig, Sindfisco-MG, Sindieletro-MG, Sintel e Sindicato dos Empregados de Minas Gerais.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags