SITRAEMG dá as boas-vindas a 25 novos servidores do TRT

Compartilhe

A coordenadora de Saúde e Relações de Trabalho do SITRAEMG Débora Melo Mansur e o funcionário Leopoldo Lages reuniram-se, nesta quarta-feira, 12, com um grupo de 25 novos servidores da Justiça do Trabalho que participam de treinamento no setor de Recursos Humanos do TRT, em Belo Horizonte. Além de distribuir uma pasta com amplo material informativo a cada um dos novos servidores, os representantes do Sindicato conversaram com eles sobre a atuação do sindicato e as lutas da categoria.

Débora Melo Mansur explicou como se deu a criação do Sindicato, em 1989, esclarecendo que a instituição de entidades sindicais de servidores públicos tornou-se possível somente a partir da vigência da Constituição Federal de 1988. E ressaltando a importância do engajamento dos servidores nas lutas da categoria, destacou as mais importantes delas, ao longo dos últimos 20 anos, que foram as que culminaram na aprovação dos três Planos de Cargos e Salários (PCS) e, por último, do reajuste da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ). Fez, também, um relato de como ocorre a tramitação dos projetos de lei que tratam de questões salariais e benefícios dos servidores e chamou a atenção para as ameaças que circundam a categoria. Depois das inúmeras perdas de direitos sofridas no reinado de Fernando Henrique Cardoso, nos governos petistas são perseguidos com a possibilidade de congelamento dos salários, conforme previsto no PLP 549/09, e, agora, do congelamento também dos benefícios, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias que tramita no Congresso Nacional.

Particularmente em relação à Justiça do Trabalho, Débora informou aos novos servidores que o SITRAEMG tem participado das discussões sobre a qualidade de vida no trabalho no TRT e que, a partir desse debate, a administração do Tribunal  demonstra a intenção de dialogar com o Conselho Nacional de Justiça a respeito da possibilidade de se adequar o cumprimento das metas definidas pelo CNJ para o Poder Judiciário ao quadro funcional de cada tribunal, para que não se sobrecarreguem e adoeçam seus trabalhadores.

Leopoldo Lages lembrou aos novos servidores que o Sindicato vai ser a principal referência deles, daqui para frente, quanto à defesa de seus interesses. Nesse sentido, reforçou a necessidade de, além de se filiarem, participarem efetivamente das lutas pertinentes, pois só como muita força e mobilização política a categoria poderá vencer a animosidade da cúpula do Judiciário, a morosidade do Legislativo e o “jogo duro” do Executivo. “E uma luta que a gente tem que acompanhar e, por isso, é preciso fortalecer o Sindicato”, resumiu.

Débora e Leopoldo falaram também sobre os benefícios que são oferecidos aos filiados. Além de Assessoria Jurídica, o SITRAEMG disponibiliza uma série de convênios, nas áreas de saúde, educação, qualidade de vida, lazer etc.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags