SITRAEMG convoca servidores para reunião deste sábado, no Sindieletro/MG, e para o Dia Nacional de Greves e Mobilizações, dia 11 de julho

Compartilhe

Entidades sindicais e dos movimentos sociais e estudantil reuniram-se na sede do Sindieletro/MG, em Belo Horizonte, na última terça-feira (2), para discutirem as manifestações populares ocorridas no país, no mês de junho, e articularem as atividades do Dia Nacional de Greves e Paralisações marcado para a próxima quinta-feira, 11 de julho. O SITRAEMG foi representado pelo coordenador de Formação Sindical José Francisco Rodrigues.

Conforme relata o coordenador do SITRAEMG, a reunião foi iniciada pela análise de conjuntura e avaliação dos fatos ocorridos na marcha do dia 26/06. Os participantes foram unânimes em condenar os excessos cometidos pela Policia Militar, o que acabou provocando muitas depredações. Também foi analisado o nível das depredações feitas por ‘membros’ das manifestações que, para dificultar sua identificação, apareciam sempre com os rostos cobertos. Ficou claro para as lideranças que tais depredadores eram apenas “infiltrados”, que tinham como objetivo “minar” o movimento, que, até aquele momento, era pacífico. E vandalismo, salientaram as lideranças, é um “prato cheio” para a mídia, que foca apenas nesse tipo de cena para jogar a população contra os movimentos sociais. Procurou tratar as manifestações como um golpe da “esquerda”, ignorando o fato de que se tratavam, na verdade, de uma reação organizada da classe trabalhadora e dos movimentos sociais, com a finalidade de provocar o avanço concreto nas pautas de reivindicações da sociedade em geral.

Os participantes da reunião no Sindieletro/MG mostraram-se afinados na convicção de que essas mobilizações estão deixando os políticos brasileiros preocupados, posto que não esperavam essa reação com pautas tão dirigidas e capaz de alterar a conjuntura nacional. Daí o mobilização dos trabalhadores pela construção do Dia Nacional de Greves e Paralisações em Minas (veja aqui a convocação nacional da Fenajufe), na próxima quinta-feira, que se propõe a ocorrer de forma organizada e sem vandalismo.

Vencidas as falações, a reunião passou a discutir as propostas de encaminhamentos, sendo aprovados os seguintes: 1) Construir o movimento em 11/07 juntamente com os movimentos sociais, estudantes e sindicatos; 2) Convidar as centrais para construção conjunta do ato de 11 de julho e sem movimentos paralelos; 3) Participar das assembleias populares, pois são importantes para as deliberações; 4) Fortalecer os movimentos de ocupação, como a da Câmara Municipal de Belo Horizonte, e também integrar as assembléias temáticas.

A reunião da última terça-feira foi encerrada com o agendamento de nova reunião para este sábado, 6 de julho, às 8 horas da manhã, também no Sindieletro/MG, com a participação de representantes de centrais sindicais, sindicatos e de entidades dos movimentos sociais e estudantil, a fim de definir as atividades de mobilização e de convocação da sociedade para a mobilização nacional do próximo dia 11. O Sindieletro/MG fica na Rua Mucuri, 271, bairro Floresta, Belo Horizonte. A reunião deste sábado é aberta a todos que queiram participar dessas articulações. Todos, portanto, estão convidados. Quem não puder comparecer, fique atento aos informes do SITRAEMG sobre as atividades definidas para o Dia Nacional de Greves e Paralisações.

“Mudamos a conjuntura com as mobilizações. A partir de agora, o país nunca mais será o mesmo. A população não será mais usada como `massa de manobra´. Cada cidadão está decidido a ser parte desse processo de mudanças pelos seus direitos e melhores condições de vida”, conclui José Francisco Rodrigues.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags