Sindicato participa do ato pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Compartilhe

A caravana do Sitraemg participou das atividades promovidas pela Câmara dos Deputados nos dias  21  e 22 de setembro, em Brasília. O Objetivo do ato realizado no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e no dia seguinte foi ampliar o debate sobre os desafios enfrentados por esse segmento da população.

O sindicato foi representado pela coordenadora-geral Eliana Leocádia e pela coordenadora Joana D’arc Guimarães.Também participaram das atividades os filiados Moisés Januário da Silva (PCD), Lúcia Maria Bernardes, Maria das Dores Lopes e Jany Gomes Figueiredo (aposentadas).

A bela abertura da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi presidida pela Deputada Federal Amália Barros (PL/MT).

A coordenadora-geral do Sitraemg, Eliana Leocádia, com a Deputada Federal Amália Barros (PL/MT).

Durante a audiência pública da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência, Eliana Leocádia destacou as lutas feitas em todo o país e, especialmente em Brasília, pelos PCDs.

“Lutaremos, enquanto for possível, pelos direitos das pessoas com deficiência. Nós apoiamos a PEC paralela (Proposta de Emenda à Constituição 133/2019, que recupera direitos previdenciários retirados pela Reforma da Previdência). Também estamos na  mobilização para que as pessoas com deficiência tenham cada dia mais inclusão e oportunidades em todos os aspectos,” reafirmou.

 

Assista ao vídeo da participação de Eliana Leocádia na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, presidida pelo Deputado Federal Igor Timo.

As coordenadoras do Sitraemg também  fizeram gestões junto a vários parlamentares. A pedido do sindicato, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, manifestou em vídeo o apoio à duas proposições em debate.

Ele reafirmou que vai lutar pela aprovação da PEC 133/2019. O texto, já aprovado no Senado, garante aos servidores com deficiência e que ingressaram no serviço público até 31 de dezembro de 2003, a aposentadoria integral e paritária.

Márcio Jerry também expressou apoio à PEC 555/2006 que prevê o fim da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas. “É preciso que as injustiças (cometidas na Reforma Previdenciária) sejam desfeitas”.

As aposentadas Lúcia Maria Bernardes e Maria das Dores Lopes ao lado da coordenadora-geral do Sitraemg, Eliana Leocádia.

A deputada federal Érika Kokay (PT/DF) reafirmou o apoio às pautas que possibilitam  que as pessoas com deficiência tenham o protagonismo nas lutas e nas conquistas.

“Estas pessoas (PCDs) proporcionaram um dos momentos mais lindos da Câmara dos Deputados ao lutarem contra a retirada de direitos. Hoje é Dia de Luta e a luta nos faz humanos,” disse em depoimento para a coordenadora-geral do sindicato Eliana Leocádia.

Assista ao vídeo

Pioneira

A coordenadora-geral do Sitraemg, Eliana Leocádia, conversou com a ex-deputada federal e servidora aposentada do TRT-AL, Rosinha Adefal, sobre os desafios para a inclusão das pessoas com deficiência.

As dirigentes dos Sitraemg também se encontraram com a ex-deputada Rosinha da Adefal. Ela é servidora aposentada do TRT da 19ª Região. Rosinha parabenizou o Sitraemg pela luta realizada, junto com outras entidades, por avanços na conquista de direitos dos servidores com deficiência.

Assista ao vídeo

Para Eliana Leocádia, as atividades em prol de direitos para as pessoas com deficiência foram “super intensas e emocionantes”.

Leia mais:

Sitraemg vai indicar representantes PCDs para Coletivo da Federação

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags