Sindicalista presente no Fórum Social Mundial 2011 constata que ataques a servidores públicos são globais

Compartilhe

Matéria publicada no site do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso – SINDIJUFE-MT traz um relato do presidente da entidade e coordenador da Fenajufe, Pedro Aparecido de Souza, sobre sua participação no Fórum Social Mundial, que acontece em Dakar, no Senegal. Pedro conta que, conversando com trabalhadores do setor público em outros países, descobriu que as tentativas de boicote e desmonte do serviço público são as mesmas por lá também. “Quando converso com qualquer outro Trabalhador de outro país, parece que estou falando do Trabalhador e Serviço Público do Brasil”, observou. Leia abaixo o texto na íntegra:

FSM-2011: Servidores Públicos de vários países constatam que ataques à Categoria são globalizados

Diretamente da África, onde participa do Fórum Social Mundial (FSM) que está acontecendo em Dakar, no Senegal, o presidente do Sindijufe/MT, Pedro Aparecido de Souza, enviou informações sobre o evento e também fez um relato sobre a classe trabalhadora nos vários países do mundo, com base nos contatos por ele feitos durante o Fórum.

Segundo Pedro, já passaram pelo Fórum o presidente boliviano Evo Morales, a representante de Dilma Roussef e até mesmo o Lula, além do presidente do Senegal e de representantes da França, dentre muitos  outros.

Mas o mais interessante, conforme explicou, é que nesta etapa da globalização o ataque ao Serviço Público e ao judiciário são elementos que estão presentes em todos os lugares.

“Quando converso com qualquer outro Trabalhador de outro país, parece que estou falando do Trabalhador e Serviço Público do Brasil”, observou Pedro Aparecido.

Após entrar em contato com Servidores Públicos do judiciário da França, Estados Unidos, Portugal, Canadá e Senegal, ele constatou que a situação deles é idêntica à dos Servidores do Judiciário Federal do Brasil.

“Lógico, respeitando a questão proporcional de riqueza de cada país. Por exemplo, em Portugal um juiz ganha 5.600 Euros, o equivalente a 12.700 reais brutos. No Brasil, um juíz inicial ganha mais de 22.000 reais brutos”, salientou o presidente do Sindijufe/MT.

Ainda segundo Pedro, o que se vê por lá são sinais de crise em todos os lados do mundo. Ele disse que em Portugal a TAP -Transportes Aéreos Portugueses (que é uma empresa pública) já está diminuindo os salários dos Trabalhadores.

“O desemprego na Europa é assustador”, afirmou ele, acrescentando que na Espanha está em cerca de 20% da mão-de-obra economicamente ativa. Outra revelação é que estão tentando aumentar a idade para se aposentar em Portugal: dos 65 anos atuais o governo federal quer passar para 67. “Igualzinho no Brasil e no resto do mundo”, lembra Pedro.

Fonte: SINDIJUFE-MT – Luiz Perlato, jornalista

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags