Reuniões Setoriais pelo PCS: servidores da Justiça Federal optam por paralisação de 24 horas

Compartilhe

Após receber os últimos informes sobre a luta pelo PCS e opinarem sobre as ações de pressão, servidores votaram por paralisar as atividades na próxima semana

Por maioria, servidores da JF optaram por paralisação de 24 horas na próxima semana (Foto: Erinei Lima)

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 22, a primeira das cinco reuniões setoriais agendadas pelo SITRAEMG com servidores dos três tribunais com sede em Belo Horizonte, para deliberar sobre os próximos passos da mobilização pelo PCS em Minas Gerais. A reunião de hoje foi com os servidores da Justiça Federal, que participaram em peso dos debates e sugeriram várias ações para marcar sua indignação com o descaso do governo frente à aprovação do reajuste salarial da categoria.

Lúcia Bernardes e Hebe-Del Kader, os coordenadores do Sindicato que conduziram a reunião, expuseram o cenário dramático que cerca a aprovação do PL 6613/2009, que conta com a oposição ferrenha da “tropa de choque” do governo federal, como classificou Hebe-Del. O coordenador e servidor da Justiça Federal também deu os últimos informes sobre a luta, inclusive a respeito do descumprimento da promessa feita pelo presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Cláudio Puty (PT-PA), de votar o PCS ainda na primeira quinzena de setembro. “O governo está irredutível, tudo agora depende somente da nossa pressão”, afirmou Hebe-Del.

Os servidores também foram informados sobre a ida do SITRAEMG à Brasília na última quarta-feira, 21, quando foi cancelada a sessão da CFT e, dessa forma, os servidores tiveram ainda mais tempo para conversar com os deputados sobre a causa da categoria. Segundo os relatos de Hebe-Del e Lúcia, os deputados que os servidores encontraram foram bastante receptivos ao pleito, mas unânimes em dizer que, sem pressão dos servidores, nada será possível. Os deputados mineiros visitados pelos servidores foram Aelton Freitas (PR-MG), Márcio Reinaldo (PP-MG), João Bittar (DEM-MG), Rodrigo de Castro (PSDB-MG), Gilmar Machado (PT-MG) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

Os coordenadores do Sindicato fizeram novo alerta aos trabalhadores de que os trabalhos de pressão precisam ser intensificados no Legislativo, pois o Executivo não quer nem ao menos ouvir a categoria. “No momento, o mais importante é fazermos um trabalho junto aos parlamentares do nosso estado. Aos que puderem, procurem os parlamentares em sua base, pois em Brasília nem sempre eles podem nos receber”, explicou Hebe-Del. Ele também reforçou o pedido para que os servidores enviem a carta disponível no site do SITRAEMG, pois, de acordo com os comentários de assessores em Brasília, essa estratégia está chamando bastante a atenção dos deputados.

Servidores da JF decidem

Diversos servidores da Justiça Federal manifestaram-se durante a reunião, informando sobre as conversas sobre a mobilização em suas Varas e dando sugestões de ações para os dias 27 e 28 de setembro, quando o calendário da Fenajufe prevê paralisação em todo o Brasil. Em muitas falas, um alerta aos colegas: o salário agora pode até ser bom e acima da média de outras profissões, mas, se não houver luta pelo reajuste, em pouco tempo ele estará defasado a ponto de não suprir nem mesmo as necessidades mais básicas.

Após todas as declarações, as ideias dadas foram colocadas em votação e, por maioria, venceu a proposição de paralisação das atividades por 24 horas em 29 de setembro, próxima quinta-feira. A coordenadora geral do SITRAEMG, Lúcia Bernardes, aproveitou a oportunidade para lembrar que o Sindicato precisa da força da categoria para levar o movimento adiante – “o Sindicato sozinho não faz greve”, apontou.

veja fotos da reunião:

[nggallery id=65]

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags