Primeira grande vitória da greve pela reposição salarial, projeto é aprovado no Senado, mas há ameaça do veto de Dilma e rumos da greve serão decididos na AGE de quinta-feira, 2 de julho

Compartilhe

Uma vitória maiúscula da união, da perseverança, da força de mobilização e da greve por tempo indeterminado dos servidores do Judiciário Federal, pela aprovação da reposição salarial, que começou no último dia 10, inclusive em Minas, e já atingiu todos os estados e o Distrito Federal. O PLC 28/15 foi aprovado pelo plenário do Senado já por volta da 23 horas desta terça-feira, 30, depois de um dia inteiro de exaustivo trabalho de corpo a corpo com senadores, passeata em frente ao Congresso Nacional, interrupção do trânsito e barulhaço nas proximidades do Senado que ecoou no interior dessa Casa revisora e pôde ser ouvido até mesmo dentro do plenário.

O governo, novamente através de seu líder no Senado, Delcídio Amaral (PT/MS), tentou mais uma vez impedir o avanço do projeto, alegando que havia negociações bastante adiantadas entre o governo e STF buscando o consenso de uma nova proposta, alternativa à que foi apresentada na quinta-feira, 25. Mas a “lorota” não pegou desta vez, e a determinação dos servidores com a agitação que tomou conta de Brasília com as caravanas que reuniram centenas deles, oriundos de diversos estados, incluindo Minas, fez com que os senadores da oposição, e até mesmo governistas sensibilizados com a defasagem da categoria de nove anos, rechaçassem a tentativa de mais um adiamento por parte do Palácio do Planalto e aprovassem o projeto por ampla maioria.

O projeto foi aprovado, mas ainda depende de sanção da Presidência da República. E, como já avisou Delcídio Amaral, Dilma poderá vetá-lo. A orientação do Comando Nacional de Greve e do SITRAEMG é para que se mantenha a greve. Em Minas, toda a categoria está convocada para deliberar sobre os rumos do movimento grevista na Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada na próxima quinta-feira, 2 de julho, às 13 horas em primeira chamada e 13h30 em segunda chamada, em frente ao prédio da Justiça Federal da Avenida Álvares Cabral, 1.741, em Belo Horizonte. Mas antes, às 12 horas, terá início o ato público para as manifestações da categoria.

Aguarde mais detalhes da heroica, suada e histórica vitória dos servidores do Judiciário Federal na votação desta terça-feira, 30, no Senado.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags