Mosap discute PECs de interesse dos aposentados

Compartilhe

Durante reunião realizada nesta terça-feira, 17 de fevereiro, várias entidades sindicais, reunidas no Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas [Mosap], debateram os conteúdos e a tramitação das Propostas de Emenda à Constituição nº 555/06 e nº 270/08. O coordenador da Fenajufe Saulo Arcangeli; a vice presidente do Sitraemg/MG, Área Maria Parreira de Almeida; e a presidente do Sinje/CE, Eliete Maia participaram da reunião, além de representantes de várias outras entidades dos servidores públicos.

Na reunião, foram dados informes sobre a tramitação da PEC 555/06, que revoga o artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41 de 19 de dezembro de 2003. A proposta está parada na Comissão Especial da Câmara e os dirigentes sindicais avaliaram que é necessário retomar os contatos com as novas lideranças partidárias e também reforçar a pressão com os deputados da Comissão Especial.

Sobre a PEC 270/08, que garante ao servidor que se aposentar por invalidez o direito aos proventos integrais com paridade, a informação é que ainda não foi criada a Comissão Especial. O parecer do relator, deputado Ricardo Trípoli [PSDB/SP], foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em outubro do ano passado. Depois de constituída e instalada, a Comissão Especial terá prazo de 40 sessões para examinar o mérito da proposta e emitir seu parecer. Sendo que as 10 primeiras sessões são reservadas para a apresentação de emendas.

É importante ressalta que depois de aprovadas na Comissão Especial, as duas propostas ainda serão votadas em dois turnos no plenário, com quorum especial de 3/5 ou 308 votos. Depois, seguem para apreciação do Senado.

Avaliação do Diap

O assessor parlamentar da Fenajufe e coordenador do Diap [Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar], Antônio Augusto Queiroz, participou da reunião do Mosap e fez uma análise sobre as perspectivas na tramitação das duas PECs de interesses dos aposentados e pensionistas. Ele citou como um importante reforço à luta dos servidores a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, garantindo paridade no pagamento da gratificação aos aposentados e pensionistas da carreira da Seguridade Social.

O assessor parlamentar também considerou a possibilidade de alteração do fator previdenciário como um dos fatores que podem ajudar na aprovação das duas PECs. Segundo ele, com a aprovação do PL 3.299/08, que extingue o fator previdenciário e muda a fórmula de cálculo da aposentadoria, haverá diminuição da receita para o governo com os aposentados da iniciativa privada, o que poderá reforçar os debates no Congresso Nacional em favor dos aposentados do serviço público.

Antônio Augusto Queiroz, por fim, citou outras medidas que podem favorecer a luta das entidades pela aprovação das duas PECs, como o aumento das cobranças no Legislativo em função das eleições de 2010.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags