Em lançamento de livro no SITRAEMG, palestrante aponta que a economia é assunto de todos

Compartilhe

O Sinjus-MG (Sindicato dos Servidores da Justiça de Segunda Instância do Estado de Minas Gerais) realizou ontem, 27, no auditório do SITRAEMG, o lançamento do livro “Desvendando as Finanças Públicas”, de autoria do economista e especialista em finanças, José Moreira Magalhães. O autor do livro fez uma palestra sobre o tema, seguida de um debate e de um coquetel. Pelo SITRAEMG estiveram presentes os coordenadores-gerais Lúcia Maria Bernardes de Freitas e Hebe-Del Kader Batista Bicalho.

Robert Wagner França, coordenador geral do Sinjus, abriu o evento agradecendo a todos os presentes e também ao SITRAEMG pela parceria, já duradoura, na busca por projetos que visam melhores condições de trabalho para aqueles que os representam. Lúcia Maria Bernardes, que também esteve à mesa de abertura, saudou os colegas e os parabenizou pela última mobilização em defesa do reajuste salarial da categoria. “Esta Casa (o SITRAEMG) é de todo o Judiciário – sejam bem-vindos”, disse a coordenadora sindical aos presentes.

Ao iniciar a palestra, o autor do livro, José Moreira Magalhães, agradeceu ao Sinjus-MG por ter dado todo o apoio na realização da publicação do livro. “Era o meu sonho, mas, sozinho não conseguiria realizá-lo”, disse, emocionado, o economista. Segundo o escritor, a obra é destinada aos profissionais que lidam no setor público, nas áreas de orçamento, finanças e gestão. Ao falar sobre o conteúdo do livro, Moreira, com é muito conhecido, informou que a obra aborda, com muita propriedade, qual é o papel do Estado hoje, no Sistema Econômico; suas políticas e a razão de intervenção, e, segundo Moreira, num momento muito oportuno. “A gente vê o Estado sendo questionado quase que no mundo todo a respeito do seu papel junto à sociedade”, disse o economista, questionando acerca das funções que o Estado tem junto à economia, e quais as políticas que ele usa para implementar isso ou responder por isso.

O palestrante destacou a importância da sociedade junto aos temas referentes à economia. Segundo ele, esse assunto não fica mais restrito apenas aos especialistas e operadores, mas a toda a sociedade, onde são lidas e debatidas cotidianamente. No livro, o autor aponta que o emprego, salário, desemprego, preços dos bens e serviços, inflação, taxa de juros, aplicações financeiras, papel do Estado na sociedade, seus investimentos, dentre outros vem se tornando temas recorrentes na vida de qualquer pessoa.

Ainda, segundo Moreira, os inúmeros tipos de intervenção do Estado na economia constituem hoje questões de significativa relevância.  “Não apenas no sentido de prevenir ou superar crises, como as que temos vivido desde 2008, com consequência específica agora, na zona do euro, mas, sobretudo face à percepção generalizada da importância do papel do Estado nas ações relativas ao desenvolvimento econômico e à busca do bem-estar dos seus povos”, explicou Moreira, destacando a importância da programação financeira, “não existe orçamento público sem programação, senão, é uma gestão falida”. O economista exemplificou a importância do tema apontando as manifestações que ocorrem hoje, em praticamente todo o Brasil. “As manifestações pedem que o Estado encare suas responsabilidades”.

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags