Dom Cappio confirma fim da greve de fome

Compartilhe

Religioso está internado em Petrolina (PE), depois de 23 dias de jejum. Governo anuncia vencedor de licitação do 1º lote da obra.

Depois de receber soro parenteral na veia para recuperar a resistência física, o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, de 61 anos, deixou a UTI do Hospital Memorial Petrolina (PE), onde foi internado quarta-feira. Ontem à noite, ele anunciou que desistiu da greve de fome, depois de 23 dias de jejum.

Ele seguiu a orientação médica, apesar de ser pressionado por militantes anti-transposição do Rio São Francisco, que acreditavam na possibilidade dele retomar o protesto contra o governo federal. O anúncio ocorreu no mesmo dia em que o governo divulgou o resultado da licitação para a construção do primeiro lote das obras, vencida pelo consórcio Águas do São Francisco, formado pelas empresas Carioca, S.A. Paulista e Serveng.

A situação de Cappio era delicada e, tecnicamente, ele já vinha recebendo uma alimentação intravenosa com o soro. Alguns manifestantes tentaram impedir que os médicos aplicassem o soro no bispo, lembrando que ele ainda estava em greve de fome por conta das obras. Porém, os especialistas alegaram que uma resolução do Conselho Federal de Medicina determina que os profissionais de saúde não respeitem greve de fome quando o paciente está correndo risco de morte. Por causa disso, dom Luiz recebeu o soro parenteral e glicosado na veia durante toda a madrugada e início da noite.

Quarta-feira, o bispo de Barra desmaiou depois de saber que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubara a liminar que mantinha paralisadas as obras de transposição. Segundo o único boletim médico, o bispo está evoluindo bem desde que foi internado. “Seu estado é estável do ponto de vista hemodinâmico e respiratório”, disse o clínico geral Klaus Finkam.

LICITAÇÃO O Diário Oficial da União publicou o resultado da licitação para a construção do primeiro lote do Projeto de Integração da Bacia do São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional. O consórcio Águas do São Francisco executará as obras civis de instalação, montagem, testes e comissionamento dos equipamentos mecânicos e elétricos do Lote 1 do Eixo Norte, que parte de Cabrobó (PE), cujo valor global é de R$ 238,8 milhões.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou que o valor a ser contratado ficou abaixo do de referência da concorrência (R$ 275 milhões), “o que representa 14% a menos, numa demonstração que o ministério usa todos os instrumentos para que a obra seja levada adiante da forma mais econômica possível”.


Fonte: Jornal Estado de Minas

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags