As boas-vindas do SITRAEMG a 25 novos servidores do TRT

Compartilhe

O coordenador executivo Hélio Ferreira Diogo, juntamente com o funcionário Alexandre Esteves, foi o responsável pela apresentação do SITRAEMG aos 25 novos servidores do TRT que participam de treinamento no prédio da Rua Goitacazes, em Belo Horizonte. Como de praxe, o coordenador, que também é servidor da Justiça do Trabalho, deu as boas-vindas do Sindicato aos novos colegas e falou sobre a atuação da entidade e das lutas da categoria, ressaltando a importância não só da filiação mas, também, da participação efetiva de todos na vida da entidade.

Hélio lembrou que, quando ingressou no Judiciário Federal, a categoria recebia vencimentos pouco acima do salário mínimo. Graças à luta conjunta, em todo o território nacional, liderada pela Fenajufe, foram conquistados três PCSs (Plano de Cargos e Salários) e, mais recentemente, o reajuste da GAJ (Gratificação de Atividade Judiciária), que permitiram-na alcançar os patamares salariais atuais.

“Temos que lutar, pois aprovar aumento de salário para o Judiciário Federal não é fácil”, alertou o coordenador do SITRAEMG, informando aos novatos que as mobilizações pelo recente reajuste da categoria tiveram início em 2009 e só terminaram no ano passado. Mesmo assim, eram pleiteados 56% inicialmente e, por fim, foram concedidos somente 15,8%, aumento a ser implementado em três anos. O principal adversário dos servidores, salientou, tem sido o Executivo, que tem feito de tudo para impedir melhorias nos vencimentos do funcionalismo.  Mas têm também barreiras nas próprias cúpulas do Judiciário e no Legislativo, que depende do sinal verde do governo para aprovar projetos que envolvam aportes orçamentários. E essas lutas, avisou, passam a ser também deles, os novos servidores, que, mais para frente, substituirão as atuais lideranças sindicais que estão à frente desse trabalho de mobilização.

A luta dos servidores do Judiciário Federal agora, informou Hélio Ferreira Diogo, é para a criação do Plano de Carreira, que permitirá não só melhorias salariais, mas também movimentação e desenvolvimento na carreira. Outro desafio é a instituição de uma data-base somente para os servidores do Judiciário, já que existe uma data fixada para o funcionalismo público federal mas não respeitada pelo governo.  O respeito à data-base está sendo pleiteado pelo SITRAEMG, por meio de ação judicial coletiva, em prol dos seus filiados.

O coordenador do SITRAEMG também destacou os benefícios a que têm direito os filiados do Sindicato, que são assessora jurídica, em ações ajuizadas em Minas e em Brasília (DF), e centenas de convênios (nas áreas de saúde, educação, lazer e outras).

Nesta quinta-feira, 20, o Sindicato dará as boas-vindas a mais uma turma de dezenas de novatos do TRT.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags