SITRAEMG reúne em “roda de conversa” servidores do TRT, TRE e JF de Contagem

art

Nesta quinta-feira, 17/08, foi realizada uma roda de conversa virtual do SITRAEMG com servidores do TRT, TRE e Justiça Federal de Contagem. Os participantes dialogaram sobre a Reforma Administrativa e valorização do servidor público e do servidor. Estiveram presentes os coordenadores Célio Izidoro, Paulo José da Silva, Wallace Marques e Artalide Lopes, além dos servidores do município.

Para o coordenador geral Célio Izidoro Rosa, a Reforma Administrativa é mais um ataque do governo, comandado pelo Banco Mundial, que não atinge apenas os servidores, mas também afeta negativamente a população. “Essa reforma altera disposições sobre servidores, organização administrativa e empregados públicos, e está sendo chamada de PEC da Politicagem e da Rachadinha, pois fará o Brasil retroceder aos tempos do nepotismo e do cabide de emprego nos órgãos públicos”, destacou.

O coordenador Paulo José ressaltou que a Reforma Administrativa é uma pequena parte do projeto maléfico do governo, é a ponta do Iceberg. Ele acredita que, se a reforma for aprovada, passará também a PLS 116/2017, que retira a estabilidade do servidor público. “O perigo também mora nas PECs 186/2019 (PEC Emergencial), que veda a promoção de servidores; impede reajustes, criação de cargos, reestruturação de carreiras, concursos, possibilidade de redução de jornada em 25% e de salários proporcionalmente de servidores com impactos negativos nos orçamentos familiares, entre outras perdas; na 187/2019 (PEC dos Fundos Públicos), que extingue os fundos públicos para gerar mais recursos para pagamento da infindável dívida pública e na 188/2019 (PEC do Pacto Federativo), que reduz e flexibiliza o orçamento para os investimentos públicos”, explicou.

Para ele, é preciso uma mobilização da categoria para evitar essas perdas: “é importante cada servidor(a), além do Sindicato, dialogar com os deputados mineiros, através da internet, pedindo apoio contra essas PECs, Projeto de Lei e a Reforma Administrativa.”

O filiado e servidor do TRT de Contagem, Carlos Nazareno, ressaltou a importância da mobilização da base também por meio dos diretores de base.

Já o coordenador Wallace Marques incentivou a participação dos servidores na AGE virtual deste sábado, 19/09, às 14 horas em primeira chamada, e às 14h30 em segunda e última chamada, que explicará os detalhes da Reforma Administrativa por meio da apresentação do Vladimir Nepomuceno, servidor federal aposentado, assessor e consultor de entidades sindicais e sócio da Insight Soluções e Assessoria. Clique AQUI e confira o Edital de convocação da assembleia.

Na ocasião, os servidores Mauro Américo, Giovana Campos, Edna Alcântara e Laert José Pedreira manifestaram a importância de ter estratégias de mobilizações, como divulgações em defesa do serviço público nas mídias digitais, para que realmente envolvam os servidores na luta pela não aprovação da Reforma Administrativa.

O SITRAEMG irá realizar uma Campanha de valorização do servidor e do serviço público e contra a Reforma Administrativa, que já está sendo organizada juntamente com uma agência de publicidade.

Os servidores presentes gostaram da ideia da campanha e ressaltaram a importância de combater os ataques do governo e da mídia para desconstruir o discurso negativo contra o servidor, da união da categoria e também com os servidores de outras categorias nessa luta, e da mudança nessas eleições municipais, votando com consciência para eleger candidatos que não apoiam o governo atual.